Prefeitura de Curitiba encerra contrato com empresas responsáveis por obras do Novo Inter 2; entenda
23/05/2025
(Foto: Reprodução) Para dar continuidade às obras, município vai abrir novo edital de licitação, com expectativa de contratação em 120 dias – ou seja, quatro meses. Prefeitura rescinde contrato de obras do Novo Inter 2
A Prefeitura de Curitiba anunciou, nesta sexta-feira (23), que vai rescindir o contrato com as empresas responsáveis pelas obras do Lote 1 do projeto do Novo Inter 2.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após "tentativas de correção do andamento das obras, diante do ritmo de execução persistentemente abaixo do esperado e da reincidência de problemas técnicos que comprometem o cronograma".
➡️O Lote 1 do projeto Novo Inter 2 é organizado em cinco pacotes de obras que abrangem cerca de 16 quilômetros de ruas distribuídas em cinco bairros. O cronograma segue normalmente nos demais lotes, nos quais outras empresas são responsáveis pelas obras.
Até o momento, conforme a prefeitura, 12,7% dos serviços previstos nos pacotes de obras do Lote 1 foram executados. O cronograma original previa que, a esta altura, a taxa de conclusão deveria estar em 26,7%.
Para dar continuidade às obras, o município vai abrir um novo edital de licitação, com expectativa de contratação em 120 dias – ou seja, quatro meses.
Problemas apontados pela prefeitura
Prefeitura de Curitiba encerra contrato com empresas responsáveis por obras do Novo Inter 2
RPC
Segundo a prefeitura, desde junho de 2024, foram emitidas 66 notificações ao consórcio de empresas responsáveis pelo Lote 1. Elas cobravam providências em áreas como qualidade, prazos, segurança, acessibilidade, frentes paralisadas e subcontratações.
Porém, conforme a instituição, não houve respostas satisfatórias por parte das empresas.
São, de acordo com o município, 19 frentes de obras abertas e não concluídas no Lote 1, com falhas identificadas em serviços como pavimentação, drenagem, paisagismo, acessibilidade, redes lógicas e sinalização.
"As frentes abertas apresentam pendências importantes e falhas significativas na execução. Há problemas na qualidade das calçadas, que exibem acabamento inadequado e desníveis, além de irregularidades na implantação de meios-fios, ausência de sinalização horizontal e vertical e execução incorreta do piso tátil, comprometendo a acessibilidade. Também foram identificadas deficiências no sistema de drenagem superficial, com risco de acúmulo de água e danos à infraestrutura", afirma a prefeitura.
Além disso, conforme a prefeitura, foram 637 reclamações de moradores e comerciantes das regiões afetadas registradas na central de atendimento municipal.
LEIA TAMBÉM:
Conheça: Freira que viralizou com 'beatbox' evangeliza por meio da música
Saúde: Criança se rala após cair de skate, contrai infecção generalizada e precisa amputar as duas pernas
Condenação: Homem é condenado por mandar matar casal após festa que comemorava aniversário de Hitler
O que abrange o Lote 1?
Lote 1 das obras do novo Inter 2
Prefeitura de Curitiba
As intervenções do Lote 1 contemplam os bairros Seminário, Campina do Siqueira, Vila Izabel, Portão e Santa Quitéria.
Passam por obras as ruas: Hugo Kinzelmann, Estanislau Pampuche, Heitor Alencar Furtado, Major Heitor Guimarães, General Mário Tourinho e Saldanha Marinho; as avenidas Presidente Arthur Bernardes e República Argentina; as ruas Prof. Doracy Cezzarino, Francisco Klemtz, Padre Leonardo Nunes, Álvaro Vardânega, Sylvio Zeny, Francisco Frischmann, Arion Niepce da Silva, Engenheiro Niepce da Silva, Tamoios, Edmir Silveira D’Ávila, João Alencar Guimarães, Coronel Hoche Pedra Pires, Major França Gomes, Coronel Airton Plaisant, Curupaitis, Ulisses Vieira, Bocaiúva, Vital Brasil, Wenceslau Glaser e Prof. Dr. Pedro Ribeiro Macedo da Costa.
VÍDEOS: Mais assitidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.